top of page

Fique por dentro

campo-de-futebol-parque-ibirapuera.jpg

O Ibirapuera influencia no esporte?

Estrutura oferecida pelo parque atrai diversidade de pessoas e modalidades diferentes em busca de confraternização e diversão longe do estresse de São Paulo. Além disso, o parque contém uma quantidade grande de lugares, com diferentes esportes em cada lugar. Na grama, no concreto, na terra ou em árvores, milhares de pessoas utilizando o terreno do Ibirapuera para a prática de esportes. Da caminhada ao ciclismo, do basquete ao futebol, do swordplay ao slackline, isso tudo e muito mais dentro das áreas verdes do Parque Ibirapuera.
Os principais esportes praticados na região são variados por conta das diferentes possibilidades, além de ter uma grande quantidade de quadras esportivas, como basquete, futebol society, futsal, beach tênis, vôlei, entre outros.
Fora das dependências do Ibirapuera temos uma porção de academias, academias de crossfit e a existência de clubes, dentro deles o Sesc e o Clube Circulo Militar de São Paulo.

A administração pública oferece estruturas adequadas para a prática de esportes na região?

São Paulo é uma cidade que tem muitas opções para a prática de atividades físicas e esportes, seja em parques, praças, quadras, campos públicos, clubes e academias.
Em relação a parques públicos na cidade de São Paulo, podemos citar alguns como o parque do Ibirapuera na zona Sul, parque Villa-Lobos na zona Oeste, Parque do Carmo e parque do Trabalhador localizados na zona Leste e Parque da Juventude localizado onde ficava o antigo presídio do Carandiru, na zona Norte.
Outra grande opção para prática esportiva aos finais de semana, é o fechamento de algumas ruas e avenidas da cidade, como a Avenida Paulista, Avenida Sumaré, minhocão entre outras. Nestes locais, é comum vermos um grande número de pessoas praticando corridas, caminhadas e ciclismo. Aos finais de semana, a prefeitura sede também algumas áreas para a instalação de eventos esportivos, como o estádio do Pacaembu e seu entorno. Nestes locais são promovidos não só eventos de corrida de rua, mas também jogos de futebol como o campeonato Favelas, considerado um dos maiores torneios entre favelas, que além de promover a inclusão e integração social, também revela jovens talentos para o futebol. São Paulo conta ainda com 48 Centros Esportivos Municipais com mais de 300 atividades esportivas e de lazer. Os 48 Centros Esportivos (CEs) municipais são estruturas públicas que oferecem diversas atividades esportivas para a saúde, bem-estar, lazer da população de todas as regiões de São Paulo. Os Centros Esportivos Municipais possuem uma programação de mais de 300 atividades, sendo todas as aulas e atividades gratuitas.

15306223.jpeg
Região do Ibirapuera: Artigos e orientações
bottom of page