A prática de esporte é muito importante para todos os seres humanos , uma vez que estimula o bom funcionamento da parte física e psicológica, porém muitas pessoas não possuem condições ou disposição para praticar. Estudos feitos pelo IBGE no ano de 2015 comprovam que 100 milhões de pessoas de 15 anos ou mais não praticam esportes no Brasil, oque equivalia, naquela época a aproximadamente 62 por cento da população de 162 milhões de pessoas nessa faixa etária.
Outro dado que reforça a grande desigualdade na qual se encontra o Brasil e que do número total de pessoas sem instrução, 91 por cento não praticam esportes. Estes são dados muito preocupantes, uma vez que o sedentarismo pode causar regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos, podendo causar até a morte.
Porém, existem várias formas de resolver esse problema, principalmente para quem não possui nada por perto para praticar qualquer forma de esporte ou não possui condições financeiras para pagar a mensalidade de uma academia. Um exemplo é a prática de esportes em casa, inclusive na sala, uma sugestão é o yoga, que trabalha com a respiração e meditação, além de ajudar no alinhamento da coluna vertebral e não exigem um grande espaço.
Outra sugestão é o Zumba, que ajuda a queimar um índice bom de gordura, tonificante muscular e um melhor condicionamento aeróbico. E, por último e não menos importante, o treinamento funcional, que reproduz movimentos da vida real, ajudando a prevenir lesões e aumentam a flexibilidade e o equilíbrio.